Engenharia Elétrica: riscos de acidentes elétricos merecem atenção

É verdade que toda profissão oferece algum risco ao trabalhador da área, no entanto, algumas acabam sendo mais perigosas do que outras. Engenheiros elétricos, por exemplo, em muitas situações acabam atuando expostos diretamente a riscos de acidentes elétricos. Por isso, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) são fundamentais para zelar pela segurança de todos os colaboradores que trabalham em ambientes com esse tipo de perigo.
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) aponta que em 2018 um total de 1424 acidentes aconteceram, sendo 622 fatais, envolvendo choques elétricos, incêndios por sobrecarga e raios. A região Nordeste lidera o número de acidentes com vítimas fatais com mais do que o dobro da região com o segundo maior número de acidentes com mortes, a Sudeste. Em seguida vêm as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.

Casos de choques lideram o ranking de acidentes de origem elétrica no país, com 836 registros, seguidos pelos incêndios por sobrecarga, com 537 ocorrências e os acidentes por descargas atmosféricas, que somaram 51 episódios. Os números apurados pela Abracopel incluem casos fatais e não fatais. Ainda de acordo com a apuração realizada pela associação, as causas mais comuns atribuídas aos acidentes são as gambiarras elétricas, as instalações antigas, bem como a falta de manutenção e o uso de uma mesma tomada para conexão de diversos equipamentos ao mesmo tempo.

Utilização de EPI em ambientes de trabalho

Por atuar diretamente com redes e instalações elétricas de alta e baixa tensão, é fundamental para a saúde e integridade física de profissionais da Engenharia Elétrica, bem como técnicos eletricistas e autônomos do ramo, a utilização de EPI. Confira os principais equipamentos de segurança utilizado por profissionais com atuação em eletricidade:
– Botina de segurança;- Capacete de segurança classe B;- Cinto de segurança;- Luva isolante de borracha;- Manga isolante de borracha;- Protetor facial contra arco elétrico;- Vestimentas especiais.

Fonte: Educa Mais Brasil

Há mais de 10 anos fornecendo soluções técnicas com qualidade e excelência aos clientes.

Endereço

Av. Marquês de Vila Real da Praia Grande,
1050 - Flores, Manaus - AM, 69058-100

Sociais

ARV Engenharia Elétrica © 2020. Desenvolvido por LBZ.Angency